Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

Receita para ser escritor?

Um dos leitores do blog pergunta se, seguindo os conselhos e as dicas dos escritores mais experientes, se pode chegar ao sucesso.

Desconheço se as orientações dos escritores veteranos possibilitam o sucesso e a "profissionalização" de todos nós, escritores iniciantes. Mas, para todos os efeitos, recortei os dez conselhos do Luiz Antônio de Assis Brasil, mandei plastificar e, sempre que possível, leio-os. Principalmente o terceiro que trata da leitura e da escrita habitual.

Outro escritor que figurou ao lado de Assis Brasil e que mora em Recife, cujo nome me falta à memória neste momento, acrescentou um ponto muito interessante: estudar. Estudar a Literatura, os escritores, suas obras, ler as críticas Literárias, a história da Literatura, a teoria da Literatura. Se nos pretendemos escritores completos, devemos procurar leituras completas e complexas, porém transmitidas a terceiros de maneira simples.

Quanto mais lermos e mais escrevermos, como aponta a terceira dica de Assis Brasil, mais chances temos de nos tornarmos claros, mas isso não implica necessariamente que teremos sucesso e que seremos convidados imediatamente para as próximas feiras literárias, mesas-redondas, simpósios, congressos ou bienais. Quem sabe se começarmos por pequenas livrarias, cursos comunitários, associações de moradores etc?

Fica, portanto, a idéia.

Nenhum comentário: