quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RUBEM ALVES – REVISTA DE EDUCAÇÃO UDESC


Meses atrás, a acadêmica Adriana Jesuíno Francisco e eu enviamos resenha de duas obras do educador, cronista, ensaísta, filósofo, psicanalista e teólogo Rubem Alves à revista genérica de faculdade estadual que recusou nosso texto alegando, entre outros motivos, a “falta de rigor científico”.


Inconformado com o absurdo de minha “falta de rigor científico”, sem mudanças substanciais – apenas encurtando as linhas ao número de caracteres estipulado pela publicação a que submeteria novamente o trabalho – enviei a resenha para periódico especializado em Educação, a revista LINHASRevista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A resenha – sem sugestões de mudanças e sem pareceres contrários – foi aprovada. Saiu publicada na edição Junho/Dezembro de 2012, lançada hoje.

À revista da faculdade estadual que recusou a resenha, muito obrigado! Se vocês a tivessem aceitado, certamente ela não figuraria nas páginas de LINHAS, revista de Educação nacional e internacionalmente reconhecida – basta verificar a quantidade de autores estrangeiros que colaboraram na edição atual.

Aos que desejarem ler a resenha de duas obras de Rubem Alves – tomando conhecimento dos trabalhos do autor ou simplesmente analisando outras leituras possíveis – basta seguir o seguinte roteiro:

1 – Acesse o site da revista LINHAS clicando aqui: http://periodicos.udesc.br/index.php/linhas

2 – Deslize a página até chegar o fim. Você encontrará as seções: “Editorial”, “Apresentação”, “Dossiê”, “Artigo”, “Resenha” e “Entrevista”.

3 – Quando chegar à seção “Resenha”, você encontrará dois trabalhos. O segundo – intitulado OSTRAS E JABUTICABAS – é o nosso.

4 – Ao lado direito da resenha, você encontrará as páginas em que foi publicada (p. 241-244) e, em cima dos números de páginas, a sigla PDF. Clique em PDF.

5 – Uma nova página se abrirá. Em mais ou menos dez segundos, a página da resenha surgirá. Caso ela não se abra, verifique a seguinte frase: “Caso o documento não seja baixado automaticamente, clique aqui”. Clique no local indicado. O texto em PDF abrirá na tela de seu computador.

Boa leitura!

Nenhum comentário: